Inaugurada em 29 de Julho de 2018, a Escola de Gastronomia Social Ivens M. Dias Branco, tem por objetivo capacitar e formar jovens de 18 a 29 anos que buscam qualificação profissional em panificação e confeitaria. Situada na região do bairro Vicente Pinzon, Fortaleza, a escola foi uma doação do Grupo M. Dias Branco ao Governo do Estado do Ceará e visa oferecer mais de 5 mil vagas para cursos básicos, técnicos e avançados.

O Governador Camilo Santana considerou a escola um presente que transformará vidas, além de fazer do espaço uma referência para o país em inclusão social. “Quero agradecer por esse presente que vai transformar vidas de Fortaleza e todo o Ceará. Não tenho dúvida que vamos exportar chefs para o mundo todo. O objetivo é atrair para essa área um grande polo gastronômico. Vamos construir cidadania, vamos fazer dessa escola uma referência para o país em inclusão social, em qualificação de mão de obra”, disse o Governador durante a solenidade de inauguração, ressaltando também a vital importância da escola na promoção da gastronomia do Ceará.

Também na inauguração, cinco dos melhores chefs do Brasil prepararam um menu especial para convidados visando demonstrar o que a escola será capaz de produzir com os equipamentos de cozinha Cozil. Participaram os chefs Helena Rizzo, do restaurante Maní, de São Paulo, eleita a melhor chefe mulher pela revista inglesa “The Restaurant”; o chefe Luciano Boseggia, do Restaurante Verbena de São Paulo, que comandou a cozinha do Fasano por mais de uma década; o chefe Leo Gonçalves, dos restaurantes O Mar Menino e Uru, no Ceará, eleito o melhor chefe e o melhor restaurante regional (O Mar Menino) pela revista Veja Fortaleza; a chef Morena Leite, do restaurante Capim Santo, em São Paulo, hoje com seis restaurantes, oito livros publicados, uma escola de cozinha e um instituto (com 5 unidades de capacitação e inserção de jovens de baixa renda no mercado de trabalho), além de dar aulas de cozinha brasileira pelo mundo; e Vângela Régia, do restaurante Culinária da Van, que, com um genuíno cardápio regional, é uma das cozinhas mais indicadas a visitação em Fortaleza.

A Cozil forneceu a estrutura completa para a Cozinha da Escola de Gastronomia Social Ivens M. Dias Branco que conta com equipamentos de cocção da linha PowerLine, indicadas para cozinhas profissionais que possuem operações de grande demanda, além de fritadeiras, refrigeradores, coifas, mobiliário inox e carros.